domingo, 4 de setembro de 2016

Raça e História

  

 Hoje em aula, assistimos um breve vídeo que trazia algumas das contribuições de Levy Strauss. Ele era um antropólogo francês, que veio para o Brasil dar aula de sociologia e fez várias pesquisas com os índios - produzindo até mesmo um filme " trópicos da saudade " com os índios da Amazônia.

Nesse vídeo, passa trechos do filme trópicos da saudade, mas principalmente fala das teorias de evolução da raça humana.

É citado a teoria dos crânios- a superioridade das raças-, onde foi determinado ,por Morton, que aquele crânio que tivesse estruturas mais avançadas e complexas essas seriam as raças superiores  e os outros seriam das raças etíopes, teoria que vai impulsionar o racismo (  mas isso é assunto pra outra conversa)

Levy  em raça e história trás vários conceitos para desmistificar os conceitos de raça, povo etnia e tentar descontruir o preconceito. Para ele não existia raça, todos nós temos a mesma estrutura biológica, também afirmava que não é possível medir as contribuições das raças, pois isso seria as diferenças culturais . Outro conceito que Levy defendia é que não existe raça em estágio inferior, mas sim etnias que partem as aspectos em comum como : todos possuem linguagem, artes ..

Portanto, Levy trás para sociedade conceitos para que pudesse ser repensado pensamento e atitudes da época .

Nenhum comentário:

Postar um comentário