sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Reforma no ensino médio


Olar pessoal!! Nos últimos messes o assunto que tem chamado a atenção de todo mundo é a reforma do ensino médio brasileiro .

Saí do ensino médio tem uns 4 anos mais ou menos ( não me chamem de velha, okey ?) e lembro que administrar as 13 matérias era bem complicado e estudar para o vestibular quase impossível .

O IDEB ( índice de desenvolvimento de educação básica) divulgou o índice do ensino médio onde está estagnado com a mesma nota desde 2011, além da taxa de evasão ter crescido nos últimos anos. Devido a isso o governo decretou uma medida provisória para a reforma do ensino médio. A partir dessa reforma o ensino médio passaria a ser no turno integral além de uma flexibilização do currículo onde algumas matérias seriam obrigatórias, mas a maioria seria opcional e voltada para a área de interesse . 


Concordo que o ensino médio precisa de mudanças com eu falei achava complicado e até massante as aulas com coisas que possivelmente eu nunca usaria. Mas, acredito que tirar a obrigação de filosofia sociologia não é a solução ,essas matérias nos faz ser um ser pensante, indagar sobre coisas do nosso cotidiano  e do mundo a nossa volta . Na minha época sentia muito falta de aulas mais lúdicas , ao ar livre e até mesmo aplicação do nosso dia a dia. 


Fiz uma pesquisa sobre como é o ensino médio em outros países na Finlândia ,por exemplo eles tem menos horas de aula, mais pausas, levam menos dever pra casa e podem decidir se quer o sistema vocacionado onde sairia com um técnico ou o acadêmico para entrar na faculdade . 
 já nos E.U.A as aulas são no tempo integral e os alunos podem contar com clubes temáticos . O que eu notei também , que os outros lugares valorizam muito os professores com melhores salários e exigências para serem professores ,ou seja, tem a valorização da classe e uma exigência para que sejam especialidos .

Para mim o turno pode até ser integral, mas com aulas mais dinâmicas com os clubes igual a dos E.U.A , e claro nada de tirar filosofia e sociologia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário